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Iniciou na terça-feira (22), o ABRA Export! Promovido pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), o ABRA Export difunde conhecimento aos colaboradores das empresas do setor de reciclagem animal que atuam com exportação ou querem trabalhar nesta área e, ainda, pensam em melhorar cada vez mais seus trâmites empresariais. Esta edição do curso acontece de forma inteiramente virtual e vai até esta sexta-feira (25).

As palestras do ABRA Export contam com uma abordagem técnica a respeito dos processos de exportação dos produtos de rendering, tais como certificação internacional e habilitações e negociações. Os profissionais participantes têm aulas e palestras com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Nesta edição, os Adidos Agrícolas brasileiros, em todos os continentes, apresentam os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos diferentes mercados na defesa de interesses do setor no exterior – uma oportunidade ímpar para quem deseja conhecer a exportação na prática, nas formas de atuação no mercado externo, e a execução dos trâmites operacionais.

 

Programação que amplia fronteiras 

No dia 22 de agosto, primeiro dia de curso, durante essa sessão inicial, os participantes foram recebidos com boas-vindas e uma apresentação geral do ABRA Export. Foi discutido o objetivo da ABRA ao realizar esse evento e uma introdução ao conteúdo que seria ministrado ao longo do programa. Além disso, importantes informações sobre horários e materiais de estudo foram compartilhadas, juntamente com os detalhes sobre um trabalho que os participantes deveriam entregar após a conclusão do curso.

No mesmo dia, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), teve a oportunidade de compartilhar sua perspectiva nas negociações para a abertura de mercados e a cooperação com o setor privado. Eles detalharam os processos envolvidos na abertura de mercados do ponto de vista governamental, destacando os passos, funções, desafios e principais trabalhos da SCRI/MAPA nesse contexto.

Já no segunda de curso (23), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) entrou em foco, apresentando oportunidades de negócios na Ásia. Durante essa sessão, os participantes receberam informações sobre a estrutura do Escritório Ásia da ApexBrasil, sua atuação e os serviços oferecidos, incluindo estudos de negócios e apoio à internacionalização. Também foram discutidos os atendimentos às empresas brasileiras e a abrangência do Escritório, incluindo parcerias, setores e cases de sucesso.

Outra iniciativa importante foi o PEIEX AGRO (ApexBrasil), um programa de qualificação para exportação. Esse programa tem como objetivo capacitar as empresas, estimulando a competitividade e promovendo a cultura exportadora. Ele foi apresentado como um instrumento crucial para reforçar a base exportadora do país. Após, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) trouxe informações sobre a atuação da SECEX na formulação de políticas públicas. Essas políticas visam estimular a competitividade das empresas brasileiras e aumentar a base exportadora, permitindo o acesso a novos mercados.


E a programação do curso continua, intensa, até sexta-feira (25):

  • Em 24 de agosto, a ABRA apresenta o projeto Brazilian Renderers, cujo objetivo é promover as exportações de produtos da reciclagem animal no exterior. Durante esta aula, os principais pontos do projeto, mercados prioritários e estratégias para acessar esses mercados serão discutidos em detalhes. Além disso, a AgriGlobal Market abordará a inovação no ambiente de negócios da indústria de reciclagem animal, destacando ferramentas de comércio que facilitam a realização de negócios inovadores nesse setor.
  • Por fim, em 25 de agosto, ocorrerá o encontro de fechamento do curso, onde serão dadas as últimas instruções sobre o trabalho final necessário para a certificação. A ABRA também apresenta sua palestra sobre inteligência comercial, enfatizando a importância dos dados estratégicos para a tomada de decisões que visam o acesso a mercados internacionais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094