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A equipe ABRA esteve reunida com o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, e com a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, na última semana (10), na sede da entidade. Foi o primeiro contato da Associação com o novo de presidente da Agência.

O presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, acompanhado da coordenadora de Comunicação, Fernanda Finkler, apresentou detalhadamente todo o setor, falando sobre o papel da reciclagem animal na sustentabilidade da cadeia da carne e do moderno parque industrial brasileiro, que conta com equipamentos de alta tecnologia. Dados que impressionaram o presidente da Apex.

Além da explicação sobre a indústria de rendering brasileiro, a ABRA também levou os resultados e conquistas celebrados pelo projeto Brazilian Renderes, promovido pela ABRA em parceria com a ApexBrasil há dez anos. 

Nessa década de parceria entre as entidades, o Brazilian Renderers expandiu as fronteiras da reciclagem animal no Brasil. Esforço que trouxe resultados expressivos para o reconhecimento do rendering brasileiro como sinônimo de qualidade perante o mundo.

Desde o início do Projeto, a participação das empresas mais do que dobrou, passando de 30, em 2012, para 76 empresas em 2021, um aumento de 153%. Já o número de empresas exportadoras, aumentou de sete para 29 nesse mesmo período (aumento de 442%), demonstrando um processo consistente de internacionalização do setor.

O setor ainda tem um grande potencial de exportação a ser explorado e o contínuo apoio da ApexBrasil é fundamental nesta efetivação. Para 2023, as fronteiras do Projeto seguem em franca expansão: além da consolidação de mercados, outros países-alvo seguem na pauta de negociações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094