
O financiamento de longo prazo para a sustentabilidade marcou o lançamento do 3º Leilão do Programa Eco Invest Brasil, que direcionará capital para projetos de Economia Circular e Bioeconomia. Na última semana (8), a ABRA acompanhou a iniciativa, que busca atrair equity (investimento em participação societária) para acelerar a inovação e o crescimento da infraestrutura verde no país.
A cerimônia de lançamento, que marcou o início da nova fase do programa, contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava previsto, foi representado pelo Secretário-Executivo Adjunto da pasta, Rafael Dubeux.
Coordenado pelos Ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o programa foca na atração de capital privado, especialmente internacional, visando mitigar riscos e impulsionar a transformação ecológica. Este leilão é visto como um instrumento crucial para a capitalização de empresas de base tecnológica e startups com projetos em áreas como Bioeconomia (superalimentos e biofertilizantes), Transição Energética (SAF, hidrogênio verde) e, crucialmente, Economia Circular (gestão de resíduos e reciclagem de baterias).
Para a ABRA, o monitoramento desta iniciativa é estratégico, uma vez que a reciclagem animal é um ator central na circularidade e na bioeconomia, transformando produtos do setor em insumos de alto valor. A participação busca garantir que os mecanismos de financiamento promovam a expansão e o investimento em inovação tecnológica nas plantas industriais.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima








