Skip to main content


A ABRA acompanhou a 17ª reunião da Equipe Gestora Nacional do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), na última semana (23).

As instituições participantes do conselho, entre elas a ABRA, foram apresentadas à proposta do MAPA para retirada da vacinação da febre aftosa em novos estados. Esta fase do Plano contemplaria a última rodada de vacinação em todos as UFs do Bloco IV (Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e parte do Bloco II.

A conquista do status de zona livre da doença sem vacinação possibilitará abertura de mercado para a cadeia produtiva do gado e de seus produtos e subprodutos.

Como próximo passo, foi definida a publicação de uma portaria, pelo MAPA, estabelecendo a última etapa de vacinação para cada estado. Posteriormente, o objetivo do Brasil é obter o reconhecimento internacional a ser conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094