A participação brasileira na International Production & Processing Expo (IPPE 2026), em Atlanta, se encerra com uma agenda marcada por articulações institucionais, encontros estratégicos e consolidação de posicionamentos para o setor de reciclagem animal.

Ao longo do evento, o Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), atuou como plataforma de diálogo com mercados internacionais em um momento sensível para as exportações brasileiras.

.

Pavilhão Brasil como eixo de articulação

Inserido no Pavilhão Brasil, o estande funcionou como ponto de apoio para associados, patrocinadores e parceiros, além de espaço de interlocução com compradores internacionais, fornecedores de tecnologia e representantes de entidades setoriais. Com mais de 1.300 expositores, a IPPE segue como uma das principais vitrines globais dos segmentos de proteínas animais e alimentação animal, definindo tendências técnicas e expectativas comerciais que orientam o mercado internacional.

Para o setor de reciclagem animal, a presença no evento reforçou o posicionamento do Brasil como parte estruturante da bioeconomia circular, conectada às cadeias globais de proteína, nutrição animal e energia, em um ambiente de alta exigência técnica e regulatória.

.

Pressão comercial e defesa técnica do setor

Em um cenário marcado por barreiras comerciais que afetam diretamente as exportações brasileiras para os Estados Unidos, a agenda da ABRA na IPPE teve foco claro na sustentação institucional do setor. A expectativa pela retomada das exportações de sebo bovino esteve no centro das conversas, diante dos impactos do tarifaço norte-americano sobre um insumo estratégico para a cadeia de biocombustíveis e energia.

“A IPPE nos permite manter interlocução direta com mercados estratégicos, reforçar confiança e sustentar, com dados e histórico, que o Brasil continua sendo um parceiro sólido, mesmo em cenários adversos”, avaliou Pedro Bittar, presidente do Conselho Diretivo da ABRA, em entrevista concecida à mídia especializada Revista Feed & Food. Confira na íntegra, aqui.

.

Integração institucional e parcerias

A atuação conjunta com a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), por meio dos projetos Brazilian Renderers e Brazilian Pharma & Health, ampliou o alcance institucional do Brasil na feira e favoreceu conexões em áreas complementares. O Pavilhão Brasil também contou com a participação da Eurotec Group, patrocinadora ouro da ABRA, que apresentou soluções voltadas à saúde, nutrição e bem-estar animal, fortalecendo o perfil técnico do espaço brasileiro.

Outro ponto relevante foi a presença e atuação de Ana Lucia Viana, adida agrícola do Brasil nos Estados Unidos. Sua participação como representante da diplomacia brasileira endossou o trabalho do Brazilian Renderers, contribuindo para qualificar o posicionamento brasileiro em temas sensíveis da pauta comercial.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de Farinhas, Gorduras, Hemoderivados, Proteínas Hidrolisadas, Palatabilizantes, que são utilizados como ingredientes na formulação de alimentos para animais de produção e pet food, e as gorduras para fabricação de biocombustíveis. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.


Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.