
A ABRA esteve presente na recepção oficial promovida pela Embaixada do Chile no Brasil, em celebração à Data Nacional do Chile, realizada na última semana (16), na residência oficial, em Brasília. Como apoiadora do evento, a Associação foi representada por sua equipe, cordialmente recebida pelo embaixador Sebastián Depolo.
A cerimônia reuniu autoridades brasileiras, membros do corpo diplomático e empresários. Entre os presentes, estiveram o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, e diversas lideranças políticas e institucionais. Durante a celebração, o embaixador condecorou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçando a relevância das relações bilaterais.
O evento destacou os laços políticos, culturais e comerciais entre Brasil e Chile, que ocupa posição estratégica para o setor de reciclagem animal. O país é o principal comprador de farinhas e gorduras brasileiras, utilizadas como insumos fundamentais na produção de salmão, área na qual o Chile é referência mundial.
.
Pré-listing fortalece comércio bilateral
Um dos avanços recentes na relação entre Brasil e Chile foi a adoção do sistema de pré-listing para habilitação de plantas exportadoras da indústria de reciclagem animal. Esse resultado foi conquistado com a articulação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com apoio da ABRA, que acompanhou de perto as auditorias presenciais realizadas pelo Chile antes da adoção do novo procedimento.
O pré-listing substitui a necessidade de sucessivas auditorias em território brasileiro, tornando o processo de habilitação mais ágil e previsível. Essa mudança facilita a comercialização de farinhas e gorduras brasileiras destinadas à indústria chilena de salmão, ao mesmo tempo em que assegura ao Chile um suprimento confiável para sua cadeia de proteína animal. O mecanismo beneficia ambos os lados, ampliando a competitividade do Brasil e garantindo insumos estratégicos para a produção chilena.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








