
A ABRA acompanhou, nesta terça-feira (5), evento promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) com o tema Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo. O encontro reuniu representantes de entidades setoriais, autoridades reguladoras e parlamentares com atuação voltada à infraestrutura e logística nacional.
A abertura contou com a presença de representantes da ANTT, CI/SF (Comissão de Serviços de Infraestrutura), CNA, CNI, ABIOVE, ANUT e ACEBRA, além de senadores convidados. A programação teve início com a Palestra Magna conduzida pelos professores Gesner Oliveira e Thiago Guilherme Pera, intitulada “Ferrovias no Brasil: muita carga, pouco trilho”. Os especialistas abordaram os principais desafios e perspectivas para o crescimento do modal ferroviário, com foco no impacto sobre a produtividade e a logística de escoamento no país.

Em seguida, o primeiro painel discutiu a situação atual do transporte ferroviário no Brasil, sua competição com outros modais e a evolução no escoamento da produção, com a participação de representantes da CNT, ANUT, CNI e IPA/FA.
Fechando o evento, o segundo painel teve como tema os desafios legais e regulatórios das concessões ferroviárias, debatendo seus efeitos sobre a competitividade do setor produtivo. Participaram autoridades da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, TCU, ABIOVE e CACAFÉ.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA








