Skip to main content

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) promoveu, no dia 5 de junho, o 8º Diálogo Técnico do Setor de Reciclagem Animal, durante a Feira Internacional da Agroindústria – FENAGRA 2024, em São Paulo. Com sala cheia, o evento reuniu mais 160 participantes do setor público e privado, associados e patrocinadores da ABRA, além de visitantes da Fenagra, para apresentar as novas regulamentações que impactarão o setor, além das tendências do mercado nacional e internacional.

.

Migração para o Novo Decreto da Alimentação Animal

Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/MAPA), Carlos Goulart

O Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/MAPA), Carlos Goulart esteve presente no Diálogo, falando sobre um tema que há muito interessa às indústrias de reciclagem animal: o novo Decreto de Alimentação Animal. O setor aguardava desde 2021 pela atualização da normativa. Ao lado do secretário, a Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da SDA/MAPA, Juliana Satie, explicou sobre o novo momento das indústrias de rendering no Brasil.

Além de contar com uma breve retrospectiva do processo de regulamentação, a apresentação do MAPA forneceu um panorama da alimentação animal, com foco nos fabricantes de ingredientes de origem animal para alimentação animal, explorando aspectos ligados à temática de exportações e modelos de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) vigentes.

Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da SDA/MAPA, Juliana Satie

Em seguida, o Ministério elencou as novidades do Decreto, destacando que se trata do primeiro Decreto da SDA já completamente alinhado à Lei do Autocontrole.

Entre as novidades, o MAPA citou que o novo Decreto:

  • incorpora integralmente os conceitos da Lei 14.515/22;
  • prevê a certificação de programas de autocontrole por certificadora;
  • desburocratiza mantendo o foco no risco;
  • incorpora procedimentos informatizados de trânsito e certificação e dá novas regras para colheitas de produtos.

Durante o evento, o MAPA convidou os presentes para aprofundar ainda mais o tema em uma live que explicará detalhadamente as mudanças na área da alimentação animal, após a publicação do Decreto 12.031. O evento online será transmitido no canal do YouTube da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), no dia 28 de junho, às 14h.

.

Setor de reciclagem animal no mercado global

Marcel Moreira, representante do Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA

A programação do Diálogo contou, ainda, com Marcel Moreira, representante do Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, conduzindo uma palestra sobre a atual situação do mercado internacional de produtos de reciclagem animal e as perspectivas para o setor no Brasil.

Ele falou sobre as exportações do agronegócio, fornecendo informações contextuais a respeito de exportações e novos mercados abertos, apontando os principais destinos das exportações do setor de reciclagem animal.

A apresentação também passou pelo potencial de abertura de novos mercados e identificou os países que contam com os postos de Adidos Agrícolas, que atuam em eixos de prioridades de atuação em prol do crescimento do agro brasileiro pelo mundo.

.

Diálogo em todas as frentes

Em sua oitava edição, o grande momento do Diálogo ficou por conta da interação entre participantes do evento e palestrantes — esta é, afinal, a marca registrada do Diálogo Técnico.

Foram mais de cinquenta minutos de perguntas e respostas direcionadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Essa foi mais uma excelente oportunidade articulada pela ABRA para que as indústrias do setor se aproximassem dos entes reguladores, em uma conversa aberta, direta e produtiva entre o MAPA e o setor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094