Na última terça-feira (14), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizou sua 67ª Reunião Ordinária, sob a condução do Presidente André Bartocci. O encontro foi marcado por debates e apresentações que delinearam os desafios e as perspectivas para o setor.
De início, a Secretaria da Câmara trouxe importantes informações, incluindo a proposta do calendário das reuniões para o ano de 2024. Além disso, foram discutidos os encaminhamentos e situações relacionadas ao Ofício CSCBOV nº 05/2023.
Destaque para a discussão sobre a sucessão da Presidência da Câmara Setorial. Foi indicado um nome para ser submetido ao Ministro, para designação ao encargo.
A reunião seguiu com um tema de extrema relevância: a solicitação de apoio do MAPA aos produtores afetados pelo momento de baixa do Ciclo Pecuário, apresentada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Outro ponto de destaque foi a análise da visão internacional sobre a conveniência de o Brasil ser livre de aftosa, com ou sem vacinação. Encerrando o encontro, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) apresentou uma análise da conjuntura de mercado interno e externo, além das perspectivas para o ano de 2024.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094