Skip to main content

A primeira semana de junho é conhecida mundialmente como Semana Mundial do Meio Ambiente, uma celebração estendida do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho.

A data foi instituída pela ONU com o objetivo de incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural.

No Brasil, quando falamos em patrimônio natural, é impossível não falar na energia que vem do campo: os biocombustíveis. Por isso, a Ubrabio organizou dois encontros online sobre combustíveis renováveis e as contribuições que eles podem oferecer para o país, em tempos de pandemia e também após.

Confira:

04 de junho, às 9 horas (evento permanece online)

Webinar Integração entre biocombustíveis: estratégias para superar a crise

A Frente Parlamentar do Biodiesel e a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) promovem um seminário online sobre estratégias para superar a crise causada pela pandemia do coronavírus, com foco em uma recuperação econômica sustentável, baseada em energias limpas. Para isso, a integração entre os biocombustíveis, especialmente o biodiesel e o etanol, é fundamental.

Transmissão ao vivo no canal da Ubrabio no YouTube:

 

05 de junho, às 17 horas

Workshop online sobre HVO e biocombustíveis avançados: o que esperar para os próximos anos

Promovido em parceria pela Ubrabio e Agência epbr, o workshop será uma oportunidade de diálogo entre setor produtivo, governo e academia sobre os desafios e oportunidades para que o HVO (diesel verde) e os biocombustíveis de aviação se tornem uma realidade no Brasil.

Há quase uma década, a Ubrabio vem mobilizando esforços para promover essa nova indústria no país. Em 2017, pesquisadores do Brasil inteiro se articularam para formar a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV), que desde então tem realizado diversas iniciativas para viabilizar a produção de biocombustíveis avançados. No início deste ano, a ANP abriu uma consulta pública para obter subsídios e informações adicionais sobre a proposta de especificação do diesel verde.

O workshop será um espaço de diálogo para abordar os processos em andamento e tirar dúvidas sobre as possibilidades em torno desse setor tão promissor no Brasil, especialmente para pensarmos uma transição energética pós-pandemia.

Palestrantes:

Carlos Orlando Enrique (ANP)
Amanda Gondim (RBQAV)
Juan Diego Ferrés (Ubrabio)
Pedro Scorza (Ubrabio/Gol Linhas Aéreas)
Moderador: Donato Aranda (RBQAV/Ubrabio)

Inscrições limitadas: https://bit.ly/inscricaoHVO

 

Fonte: Ubrabio

Publicado em: 04.06.2020