Skip to main content

O Ministério da Agricultura do país reportou novos casos da doença “altamente patogênica” em três cidades do país

 

(Foto: Ricardo Padue/Ed. Globo)

 

O Ministério da Agricultura do Japão reportou nesta segunda-feira (14/12) mais casos do novo surto de gripe aviária “altamente patogênica” em regiões do país. A doença foi confirmada em uma fazenda de frangos na cidade de Hinata, província de Miyazaki, onde será necessário o abate de 46 mil frangos.

Também foram confirmados casos em uma planta de processamento de aves na cidade de Kawanami, também província de Miyazaki, onde mais 20 mil animais estão sendo sacrificados. Além disso, uma granja produtora de ovos na cidade de Miho teve de ser isolada em um raio de três quilômetros. Lá, a gripe aviária foi detectada em 28 mil aves.

A doença é causada pelo vírus influenza A, do tipo H5N1, que raramente afeta os humanos, porém, quando ocorre a contaminação, pode causar sintomas parecidos com os da gripe comum, como febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza.

O Japão tem uma produção de 185 milhões de galinhas para produção de ovos e uma população de 138 milhões de frangos, de acordo com o Ministério da Agricultura.

 

Fonte: GLOBORURAL