No início de fevereiro o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA divulgou o relatório “Benefícios Ambientais do Uso do Biodiesel”. O relatório foi elaborado pelo órgão e apresentado para a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel em outubro de 2013 em Brasília.
 
De acordo com o estudo, em 2012, o sebo foi responsável por 17% de todo combustível fabricado no Brasil. Já em 2013, a sua produção representou quase 20%.
 
A estimativa do MAPA é que por ano sejam abatidas 40 milhões de cabeças de gado. Desse total, se extrai aproximadamente 800 milhões de quilos de sebo, sendo metade dessa produção, 400 milhões de quilos, destinados à produção de biodiesel.
 
Segundo a Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA, estima-se que na grande São Paulo, os açougues e frigoríficos gerem diariamente 800 toneladas de resíduos oriundos de restos de bovinos e aves.
 
De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, desde 2008, quando foi tomada como base a mistura do biodiesel ao diesel mineral no país já foram produzidos cerca de 2 bilhões de litros desse combustível a partir do sebo bovino.
 
O biodiesel tornou-se ainda mais sustentável a partir do momento que deixou de ser um resíduo descartado no meio ambiente, como explica o Sr. Leonardo Zílio, coordenador do relatório. “O que antes era considerado um resíduo, jogado no meio ambiente contaminando a água e o solo, hoje é considerado uma matéria–prima de grande valor e sustentável, contribuindo na produção de um combustível menos poluente”.
 
O biodiesel representa uma queda significativa de emissão de Gases de Efeito Estufas (GEE) por ano. Atualmente, com o B5 estão sendo evitados emissões de cerca de 5,2 milhões de toneladas de CO₂e.q por ano. Com a implementação do B20 seria evitados cerca de 20,8 milhões de toneladas desse gás,o que equivaleria ao plantio de mais de 140 milhões de árvores para evitar a emissão de GEE.
 
O relatório “Benefícios Ambientais do Uso do Biodiesel”, pode ser acesso na página do MAPA, através do link: http://www.agricultura.gov.br/camaras-setoriais-e-tematicas/beneficios-ambientais-biodiesel