Rodrigo Figueiredo foi nomeado secretario de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) nesta quarta-feira, 14 de agosto. O advogado possui mais de 20 anos de serviço público, começou sua carreira no Banco do Brasil e já foi secretário-executivo do Ministério das Cidades. Rodrigo Figueiredo atualmente chefiava a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá (MT).
 
O novo secretário já foi coordenador-geral de Convênios do Mapa, assessor especial do ministro da Agricultura, chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Mapa e assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC). Rodrigo Figueiredo atuou no Ministério da Agricultura de 1999 a agosto de 2003.
 
Com 47 anos, o secretário de Defesa Agropecuária também integrou os conselhos fiscais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg), além de participar do conselho administrativo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
Sobre a nomeação, Rodrigo Figueiredo disse: “minha atuação será focada na gestão, para identificar oportunidades de melhorar o desempenho da Defesa Agropecuária brasileira. Para isso, vou seguir as orientações do ministro Antônio Andrade de aperfeiçoar o controle e a qualidade da sanidade animal e vegetal, sempre valorizando o corpo técnico da secretaria".
 
Fonte: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.