A Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA encerra o ano de 2012 com muitas realizações e grandes participações em feiras e eventos de interesse para o setor de Reciclagem Animal. Foram firmados parcerias e convênios que trazem grandes benefícios para os produtores de farinhas e gorduras de origem animal.
 
Nesse ano a principal publicação do setor foi inserida no Sistema Nacional de Informação Agrícola – SNIDA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. O I Diagnóstico da Indústria Brasileira de Reciclagem Animal está disponível no site do SNIDA como única fonte de informação segura sobre o setor. Para acessar o Diagnóstico através do SNIDA, o visitante precisa digitar a palavra chave “Reciclagem Animal” e concluir a busca através do site: http://snida.agricultura.gov.br:81/binagri/html/Cen_agb1.html
 
A Reciclagem Animal ganhou espaço nos veículos de comunicação através de várias matérias divulgadas pela ABRA que promoviam o setor, os seus associados e as ações da associação. Foram divulgadas 85 matérias de autoria da ABRA, a maioria obteve repercussão nos principais veículos do setor nacionais e internacionais, assim como a divulgação em revistas, jornais sites e boletins da cadeia de carnes e ainda na mídia nacional.
 
O acesso às informações sobre os associados, produtos da Reciclagem Animal, notícias, fotos de eventos foi facilitado com o lançamento do novo site que entrou no ar em junho com o layout mais dinâmico e prático. No site os visitantes ainda podem conferir os serviços que a ABRA dispõe, o I Diagnóstico da Indústria Brasileira de Reciclagem Animal, a agenda e também poderão acessar o formulário para se tornar um associado da ABRA.
 
A ABRA realizou 65 audiências com diversos órgãos públicos, como o MAPA, o Ministério do Meio Ambiente – MMA, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, entre outros, para discutir e solucionar gargalos da cadeia de Reciclagem Animal.
 
Durante o ano a ABRA esteve integrada com a cadeia de carnes nas quatro linhas de abate (aves, bovinos, suínos e peixes) e se manteve a par dos acontecimentos desses fornecedores de matéria-prima para o setor. Em abril, a ABRA se filiou a União Brasileira de Avicultura-UBABEF em busca da união e fortalecimento dos dois setores.
 
Em julho a ABRA participou do Ato Público em Defesa da Suinocultura Brasileira. Já em agosto a associação esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura para discutir o desperdício do pescado e o uso desses resíduos no setor de Reciclagem Animal dentre outros acontecimentos.
 
Feiras e Eventos
 
A ABRA esteve com o estande nas duas principais feiras do setor, em abril na AVESUI Reciclagem Animal, onde também realizou o I Seminário Novos Horizontes para a Reciclagem Animal que abordou temas como a Reciclagem Animal no Brasil e no Mundo, gestão sócio ambiental na Reciclagem Animal e as oportunidades e ameaças para as farinhas e gorduras de origem animal.
 
Já em maio a ABRA participou da 7ª edição da Feira Internacional de Graxarias – Fenagra com um estande em conjunto com o Sindicato Nacional dos Coletadores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal – Sincobesp. Durante a Fenagra a ABRA debateu os padrões de ingredientes para produção de rações animais.
 
Além dessas feiras a ABRA ainda esteve presente na Fenamilho 2012, onde apresentou o setor para o ex-ministro da Agricultura e embaixador da FAO, Sr. Roberto Rodrigues, participamos da Congresso Nacional de Avicultura – World’s Poultry Congress, estivemos presentes em dois seminários durante a  Rio+20. O primeiro foi o painel “Segurança Alimentar e Sustentabilidade no Agronegócio”, que foi realizado pela Fiesp, Firjan e OCB. Já no dia 20, participamos do Painel “Agropecuária e Sustentabilidade: exemplos de sucesso” que foi promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária  -DAS do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA durante o evento.
 
Ainda estivemos presentes no Avicultor 2012, no Congresso Internacional Brasil Competitivo, no Pork Expo, na ABISA 2012, ainda em outubro participamos do 79º Congresso anual da National Association Renderers – NRA em Laguna Niguel, Califórnia, Estados Unidos. A ABRA foi representada pelo Sr. Alexandre Ferreira, vice-presidente da Associação Latino Americana de Plantas de Rendimento – ALAPR e membro da Organização Mundial de Reciclagem Animal. Para acessar a apresentação do Sr. Alexandre Ferreira acesse: http://convention.nationalrenderers.org/presentations-2012/
 
Missão Chilena
 
A ABRA foi convidada pelo MAPA para organizar a Missão Chilena que inspecionou 17 indústrias de farinhas e gorduras de origem animal para renovar e habilitar novas plantas para a exportação de farinhas e gorduras para o Chile. 
 
A Missão foi considerada como bem sucedida por ter cerca de 70% das plantas aprovadas e reabilitadas.
 
Convênios
 
Dois convênios firmados nesse ano fazem parte dos destaques das ações executadas em 2012. O primeiro, assinado com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX que tem objetivo de aumentar o número de indústrias de Reciclagem Animal no mercado externo, promovendo a diversificação dos mercados, e ainda intensificar o marketing internacional para as indústrias brasileiras e intensificar a articulação interna.
 
As gorduras e farinhas de origem animal serão promovidas em três feiras internacionais. A IPPE será realizada em Atlanta, Estados Unidos que acontecerá entre os dias 29 e 31 de janeiro. A segunda é a VIV que será realizada em março em Bangkok na Tailândia. As duas feiras estarão abertas para a participação e exposição de associados e não associados.
 
O segundo convênio assinado foi com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que tem o objetivo de contribuir para o avanço tecnológico da Reciclagem Animal no Brasil através da ampliação do conhecimento teórico e tecnológico que serão aplicados aos sistemas de produção. Nesse convênio, ABRA irá elaborar e editar um manual de Boas Práticas de Fabricação específico para o setor.
 
Através desse manual será desenvolvido o selo de qualidade para as indústrias de Reciclagem Animal, que servirá de base para a rastreabilidade e certificação da produção brasileira de farinhas e gorduras de origem animal.
 
 Os dois convênios serão executados em 2013. Para o presidente da ABRA, Sr. Clênio Gonçalves, esse foi um ano que marca grandes ações em benefício das indústrias de Reciclagem Animal e abre portas para o desenvolvimento do setor. “2012 foi um ano de trabalho árduo de toda equipe em benefício de nossos associados e do setor. A ABRA está abrindo portas que irão fortalecer o setor de Reciclagem Animal no Brasil. Nosso trabalho está sendo reconhecido, ganhamos novos associados e em 2013 continuaremos trabalhando com a mesma excelência” afirma.
 
Esteja junto com quem faz o segmento acontecer!
 
Acesse  https://www.abra.ind.br/views/propostasocio.php e associe-se!