Em meio ao oportuno momento de alta do agronegócio nacional, que no primeiro trimestre salvou a economia brasileira de uma queda ainda maior em seu PIB, vale destacar uma publicação lançada no fim do ano passado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e que está disponível gratuitamente em seu site: Projeções do Agronegócio Brasil – 2013/2014 a 2023/2024.
 
Elaborado pela Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, o estudo de tendências do agronegócio considera aspectos globais como o crescimento da economia mundial, o envelhecimento populacional e a mudança nos hábitos alimentares, bem como o desenvolvimento tecnológico e a evolução da consciência ambiental.
 
A avaliação desses aspectos ligados às características do setor no Brasil permite a elaboração de projeções de produção, consumo e comércio exterior. Os índices atuais apontam para um mercado internacional de consumo em expansão, mas cada vez mais exigente no quesito de qualidade dos produtos agrícolas.
 
Nas versões para download em português e inglês, a publicação pode ser acessada nos links disponíveis no seguinte endereço: http://www.agricultura.gov.br/ministerio/gestao-estrategica/projecoes-do-agronegocio
 
 
 
Fonte:  CarneTec