A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) contratou a empresa VMI Sistemas de Segurança LTDA para fornecer e operar o sistema de inspeção de cargas e de contêineres por meio de escâner. Inserido no Programa de Investimentos em Tecnologia, o investimento, no valor de R$ 15,7 milhões, traz maior controle e agiliza desembaraço e liberação das cargas que entram e saem do Porto de Paranaguá.
 
– Com o início das operações deste sistema no Porto de Paranaguá, integraremos a segurança das nossas fronteiras, como já fazemos nas fronteiras secas do oeste do Paraná – avalia o governador Beto Richa.
 
No contrato estão incluídas a infraestrutura e a instalação física, infraestrutura elétrica e lógica, ala de operação do sistema por pessoas habilitadas ao manuseio de sistemas desta natureza. O serviço foi contrato, em princípio, por 60 meses, podendo ser prorrogado.
 
– Estes sistemas vão trazer agilidade no desembaraço e liberação das cargas. Será escaneado um contêiner por vez e as imagens, em tempo real, serão disponibilizadas aos técnicos da Receita e da Polícia Federal – afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
 
O prazo para a implantação do novo sistema se divide em dois: 60 dias para o Projeto Executivo de Obras Civis e Rede Lógica do sistema e 240 dias para a instalação, testes e treinamentos dos funcionários da Receita Federal e da Appa.
 
Fonte: Governo do Paraná