O Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo – Aquicultura com Sanidade será lançado em Mato Grossono dia 5 de fevereiro pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho.
 
 
De acordo com a programação, o ministro visitará municípios da Bacia do Alto Paraguai, como Norterlândia e Alto Paraguai, e também os municípios de Sorriso e Campo Verde. Sobrevoará ainda o reservatório de Manso, que possui mais de 40 mil hectares de lâmina d’água aproveitáveis para a aquicultura.
 
 
Sorriso se tornou o maior produtor de peixes do Brasil, com 21,3 mil toneladas produzidas em 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
 
Aquicultura com Sanidade
 

O programa tem por finalidade garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos e a sanidade da matéria-prima obtida a partir dos cultivos nacionais.
 
 
O “Aquicultura com Sanidade” tem a proposta de possibilitar uma resposta rápida ao aparecimento de surtos de doenças, a certificação sanitária de propriedades e a regulamentação do serviço de quarentena de animais aquáticos, dentre outras coisas. A norma servirá como base para a estruturação dos serviços de defesa sanitária de animais aquáticos que implementam nos estados a política pública em sanidade definida pelo MPA.
 
 
Fonte: Globo Rural