A economia mundial atravessa um momento turbulento. A crise nos países da União Europeia assusta os mercados, que temem que a recessão possa se generalizar e contaminar outras economias frágeis da Eurozona. Ao mesmo tempo, os dois maiores motores da economia mundial, Estados Unidos e China, têm dado sinais opostos. Enquanto o primeiro ensaia uma recuperação econômica – a indústria, o mercado de trabalho e a confiança dos consumidores norte-americanos apresentaram melhoras – o segundo revê para baixo suas projeções de crescimento. Pela primeira vez em oito anos a meta de crescimento chinês encolheu. O PIB do gigante asiático deve registrar alta de 7,5% em 2012. Só para se ter uma idéia, de 2003 a 2007 essa taxa ficou entre 10% e 13%.

Da forma como estão dispostas no tabuleiro da economia mundial essas peças geram muitas incertezas e preocupação. Que reflexos essa crise trará ao agronegócio mundial? A demanda por commodities vai diminuir? Haverá escalada do protecionismo no comércio mundial? E a economia brasileira como reagirá diante a turbulência econômica mundial? O real seguirá valorizado frente ao dólar? De que forma esse cenário afetará o desempenho dos setores avícola e suinícola?

Apontando tendências – Essas e muitas outras perguntas serão respondidas durante as discussões do Painel Conjuntural da AveSui América Latina 2012. Maior evento da cadeia latino-americana de aves e suínos, a AveSui será, novamente, palco privilegiado para grandes debates econômico-conjunturais. “Há tanta coisa acontecendo no cenário econômico mundial que será muito interessante participar das atividades do Painel Conjuntural da AveSui”, avalia o economista da MB Agro, José Roberto Mendonça de Barros, um dos palestrantes do evento. “A AveSui vai ser uma oportunidade muito interessante, muito especial, para se colocar todos esses assuntos em perspectiva e refletir sobre eles. Pessoalmente, estou muito feliz em participar da AveSui”, completa.

Mendonça de Barros será um dos palestrantes do Painel Conjuntural da AveSui 2012. Em sua apresentação, o economista vai fazer uma análise das perspectivas da macroeconomia internacional e seus efeitos sobre o agronegócio mundial e brasileiro, com destaque para os setores avícola, suinícola e de grãos. O Painel contará ainda com palestras de José Garcia Gasques, chefe-geral de Planejamento do Ministério da Agricultura; de Mário Sérgio Cutait, presidente da International Feed Industry Federation (IFIF) e de Cícero Bley, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional.

A AveSui América Latina 2012 acontece entre os dias 02, 03 e 04 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Neste ano o evento também agregará a Feira Biomassa & Bioenergia, AveSui Reciclagem Animal e o XI Seminário Internacional de Aves e Suínos.

Para inscrições e mais informações sobre grupos, seminários e eventos paralelos, acesse os sites www.avesui.com e www.feirabioenergia.com.br, ou entre em contato com a Gessulli Agribusiness através do telefone (11) 2118-3133 e converse com um representante da empresa.

Serviço:
AveSui América Latina 2012 / Feira Biomassa & Bioenergia / AveSui Reciclagem Animal
Data: 02 a 04 de Abril de 2012
Local: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2118-3133
E-mail: avesui@gessulli.com.br
Site: www.avesui.com / www.feirabioenergia.com.br
Fonte: Avicultura Industrial