Dando continuidade as atividades do Grupo de Trabalho Industrial formado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a ABRA e associados voltaram a conversar sobre as mudanças na normativa NBR 10004/2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na última semana. O gestor de Mercado Interno, Marcell Porto e Castro, conduziu os encontros, com apoio do coordenador Técnico da ABRA, Lucas Cypriano.
Foi acordado que no decorrer da última semana, cada grupo classificaria seus resíduos e matérias-primas de três formas: de acordo com a norma brasileira vigente, com a norma norte-americana (EPA) e com a norma europeia. O objetivo da prática foi trabalhar com dados em rotinas reais, avaliando os modelos que melhor se adaptariam ao contexto das indústrias.
O resultado do exercício ainda será analisado e apresentado em novo encontro do Grupo de Trabalho organizado pela FIESP e CNI (Confederação Nacional da Indústria), para alinhamento com outros setores industriais. Em setembro, ocorre a apresentação final dos resultados da pesquisa, já diretamente com a ABNT.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094