O engenheiro agrônomo Sebastião Barbosa assume nesta quarta-feira (10) a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele será empossado pelo presidente Michel Temer, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto e substituirá Maurício Antônio Lopes, que esteve à frente da estatal desde 2012.

Pesquisador aposentado da Embrapa, Sebastião também é especialista em entomologia (estudo dos insetos) e foi contratado pela estatal em 1976, atuando em programas de controle e erradicação de pragas.

Por 17 anos, trabalhou na Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), no Serviço de Proteção de Plantas, em Roma, Itália; e no escritório para a América Latina e o Caribe, em Santiago, Chile – nesse período manteve-se licenciado sem receber rendimentos da empresa.

Além disso, Sebastião coordenou a cooperação internacional da Embrapa e foi chefe-geral da Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB) e exerceu outras atividades na estatal.

Fonte Agroemdia Embrapa.