Uma nova entidade pode ser formada para representar os frigoríficos processadores de carne bovina. Com a Associação Brasileira da Indústria Frigorífica (Abif), o objetivo seria fortalecer a cadeia produtiva da carne, que hoje é conhecida por ter um grande número de associações.

 
Desde 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) representa principalmente os grandes frigoríficos focados na exportação, mas nos últimos anos outras entidades passaram a integrar esse mercado. A Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo) foi criada em 2004, inicialmente representando os pequenos e médios frigoríficos, mas agora conta com grandes associados, como o grupo JBS.
 
Além da Abrafrigo, em 2007 a União Nacional da Indústria e Empresas de Carne (Uniec), também passou a compor o mercado. Olhando para a atual realidade, a impressão que se tem é que todas as entidades estão disputando o mesmo espaço, mas eles garantem que tentam trabalhar unificadas.
 
Por causa dessa ideia de unificação surgiu a possibilidade da nova entidade. A Abif passaria a representar pequenos, médios e grandes, em uma união da Abiec com a Abrafrigo. O possível presidente para essa nova entidade seria o ex-secretário de Agricultura de São Paulo João Sampaio, que hoje é vice-presidente do grupo Marfrig. Ele não confirma a informação.
 
Os representantes da Abrafrigo também negam qualquer união da entidade com a Abiec.
 
Fonte: Canal Rural