O Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, reuniu-se na tarde de quarta-feira,  com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,  Armando Monteiro.
 
Na ocasião, foram apresentadas demandas do Ministério da Pesca e Aquicultura que visam aumentar a competitividade do pescado brasileiro.
 
O MPA possui tanto produtos de importação como também de exportação, e para que haja ações mais efetivas o Ministro Helder solicitou ao Ministro do MDIC que seja dado à Pasta direito de voz ativa na Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e no Comitê Executivo de Gestão (GECEX).
 
Outra demanda foi a inclusão do MPA como cooperador atuante na Comissão Gestora do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), além do acesso ao Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Web (Aliceweb), desenvolvido para divulgar de forma simples e rápida o acesso aos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras.
 
Segundo o Ministro Helder, “tais ações são de fundamental importância para o impulsionamento da indústria de pescado brasileiro”.
 
Fonte: MPA