O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o governo do Distrito Federal (GDF) assinaram na última semana um convênio para a implantação do Centro de Referência em Piscicultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF).

 
O objetivo do acordo é que se desenvolva a produção de peixe na região de forma sustentável. O convênio terá como suporte o Mercado de Peixe da Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA) e a Estação de Piscicultura da Granja do Ipê, onde será instalado o Centro.
 
Agora que o convênio foi assinado, o GDF abrirá processo licitatório para a seleção das empresas que vão construir o núcleo. A previsão é que as obras estejam encerradas até 2014. Atualmente a Granja do Ipê/Mercado do Peixe tem 605 metros quadrado. A expectativa é que, ao fim da construção do novo centro, a área tenha mais 1,5 mil metros de obras de infraestrutura.
 
Segundo Agnelo, o propósito do acordo é que, além do aumento da produção, o custo do pescado tenha uma queda no DF, que é o quarto maior mercado de peixe do Brasil. Com a ampliação do mercado, o peixe, citado pelo governador como um alimento muito saudável, vai fazer parte, com mais frequência, da alimentação de crianças nas escolas.
 
Fonte: Agência Brasil