O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou da 14ª reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), nesta quarta-feira, 31 de outubro, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, foram apresentados os resultados do Plano Brasil Maior, do Governo Federal. O conselho reúne 17 ministros, 18 representantes da sociedade civil e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES).

 
Até o momento, a política industrial reúne 63 medidas – 49 das quais já em operação – com o propósito de alavancar o desenvolvimento e a competitividade do País. Durante a reunião, o conselho fez um balanço do programa, em vigor desde agosto de 2011.
Entre os programas, o de Sustentação de Investimento (PSI) liberou R$ 157 bilhões desde junho de 2009. “Apesar de apenas parte deste valor ter sido destinado à agricultura, o montante expressivo demonstra o compromisso do governo brasileiro com o fortalecimento da produção nacional”, destacou Mendes Ribeiro.
 
Com o desafio de enfrentar a crise mundial, o Plano Brasil Maior lançou medidas em três grandes blocos em benefício da indústria: redução dos custos do trabalho e do capital, estímulos ao desenvolvimento das cadeias produtivas e estímulos às exportações e defesa comercial.
 
Fonte: Mapa