Skip to main content

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria nº 115, no Diário Oficial da União, desta quinta-feira, dia 13 de setembro, reconhecendo a equivalência do Serviço de Inspeção da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal Dipova, executado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo do Distrito Federal. Isso dá condições para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Suasa.

A Portaria determina ainda ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/DAS) a inserção, no cadastro geral, do nome do Serviço de Inspeção da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipova). As medidas entram em vigor na data de publicação no DOU.
O Suasa foi regulamentado em 2006, por meio do Decreto nº 5.741, e a sua finalidade é garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços agropecuários e a oferta de produtos agropecuários seguros e em conformidade com os padrões mundiais de segurança. Estados e municípios que aderirem ao Suasa passarão a ter suas produções certificadas dentro de um sistema com padrões de excelência inquestionáveis.