Com o objetivo de preparar a visita da delegação brasileira à Rússia, o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), Célio Porto, se reúne nesta quarta-feira, 12 de dezembro, com o diretor do Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária russo (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert, em Moscou.
 
Célio Porto discutirá a liberação das vendas de frigoríficos brasileiros considerados aptos pela missão veterinária russa que esteve no Brasil em agosto deste ano. Após 17 meses de negociação, em novembro, o serviço sanitário da Rússia suspendeu o embargo das carnes exportadas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Um dos assuntos pautados será a sistemática quanto ao uso de ractopamina.
 
O ponto alto da visita ao país europeu será o encontro da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no próximo dia 14 de dezembro.
 
“A visita da presidente Dilma ao país europeu é uma oportunidade política e de negociações de alto nível para se obter o gesto concreto quanto à suspensão do embargo”, afirmou o secretário de Relações Internacionais, Célio Porto.
 
Fonte: MAPA