O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) promovem, em Brasília, um ciclo de palestras sobre bem-estar animal, com foco em equídeos, bovinos, aves e suínos. O evento será realizado de terça (24) a quinta-feira (26) da próxima semana, no auditório do IICA.
O tema central do primeiro dia do encontro será a equideocultura. Serão abordados assuntos como o comportamento dos equídeos, os procedimentos para o bem-estar animal nas competições equestres, o papel dos veterinários privados e proprietários e as exigências que precisam ser atendidas para aglomerações de animais.
No segundo dia, o evento estará focado nas boas práticas na bovinocultura. Temas como as peculiaridades da produção de leite e suas implicações no bem-estar, o padrão da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para bovinocultura de corte e as influências do sistema de manejo e criação no bem-estar dos bovinos serão debatidos pelos participantes.
O último do ciclo de palestras será voltado às boas práticas na suinocultura e ana vicultura. Influências do sistema de criação no bem-estar dos suínos; implicações da castração e caudectomia no bem-estar de suínos e o padrão da OIE para frangos de corte serão alguns dos assuntos a serem analisados.
O evento contará com a participação do diretor de Saúde Animal do Mapa e delegado da OIE no Brasil, Guilherme Marques, e da coordenadora da Comissão de Bem-Estar Animal do Mapa, Lizie Buss, além de representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária, entre outras entidades.
 
Fonte: Ministério da Agricultura