A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) viajará nesta terça-feira (6) a Moscou para participar da 5ª Reunião dos Ministros de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário dos Brics (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ela também visitará a feira de exposição agropecuária Outono Dourado, onde inaugurará o pavilhão do Brasil.
Na reunião dos ministros de Agricultura dos Brics – nesta sexta-feira (9), às 11h –, a ministra falará sobre o papel do bloco econômico no comércio agrícola mundial. Após intervenção dos demais ministros, haverá assinatura de uma declaração conjunta. A entrevista à imprensa está prevista para as 13h15h.
O objetivo da missão é promover os interesses do agronegócio brasileiro e buscar resultados concretos em prol da remoção de barreiras, sobretudo não tarifárias, às exportações, bem como divulgar a imagem e a qualidade dos produtos agropecuários do país.
A ministra será acompanhada pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, pela secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, e pelo secretário de Defesa Agropecuária, Décio Coutinho. A comitiva, que também fará missão oficial a São Petersburgo, estará de volta ao Brasil em 12 de outubro.
Outono Dourado
A missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também participará da abertura da principal exposição agrícola da Rússia, a Outono Dourado, marcada para quinta-feira (8), às 11h, com participação prevista do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.
A ministra vai inaugurar, às 15h, o pavilhão do Brasil na Outono Dourado, uma parceria do Mapa com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O estande dará destaque para produtos como cacau, café, frutas e máquinas agrícolas.
Em São Petersburgo, a delegação do Mapa fará visitas técnicas no sábado (10) e, no domingo, (11) a grandes redes de comercialização de produtos agropecuários e ao porto da cidade.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa/Mapa