Skip to main content

 
Os embarques de carne bovina in natura da JBS para os Estados Unidos devem ter início no segundo semestre deste ano, segundo o presidente da Divisão de Carnes Brasil da empresa, Renato Costa. 
"O mercado externo tem equilibrado as margens dentro da abertura de novos mercados. Também estamos consolidando nossa plataforma para China e devemos ter os primeiros embarques para os Estados Unidos logo no início do segundo semestre", disse Costa, durante o evento de lançamento do projeto Academia da Carne da Friboi, que ocorre nesta terça-feira,dia 5, em São Paulo. Ele projeta que as exportações da JBS devem subir 15% neste ano. 
 
Segundo Costa, as exportações têm ajudado a "equilibrar" as margens da JBS no Brasil, neste momento em que o consumo doméstico de carne bovina está fraco. Ele afirmou que, para que o consumo interno volte a aumentar, é preciso primeiro definir a situação política e econômica do país, mas evitou falar sobre perspectivas e prazos. 
 
O executivo afirmou, ainda, que o preço do boi gordo deve se manter firme no Brasil, mas que a oferta de animais prontos para o abate já tem dados sinais de melhora com o fim do período de chuvas no Centro-Sul, embora só deva haver uma recuperação significativa em 2017. "Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a situação já está se equilibrando." 
 
Costa disse que, no curto prazo, a JBS não pretende paralisar unidades e que todas as 43 plantas da empresa estão em operação no momento. No início de março, a empresa suspendeu temporariamente os trabalhos em algumas fábricas por causa da falta de animais para abate, entre outros motivos. Ele afirma que a empresa não tem projeção para os custos de confinamento este ano. "Tínhamos uma ideia há duas semanas, mas com a possibilidade de isenção do PIS/Cofins (na importação de milho), safrinha no Brasil e safra dos EUA, não temos mais. Sabemos que o custo poderá ser mais interessante", comentou. 
 
Academia da Carne
 
A JBS lançou nesta terça uma plataforma on-line da marca Friboi, a Academia da Carne Friboi, que reúne todo tipo de conteúdo sobre carne bovina, de informações sobre cortes e cursos e até receitas de preparo. O projeto tem como embaixadores a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs Olivier Anquier e Guga Rocha, além de contar com a participação de outros especialistas e consultores.
 
Fonte: Canal Rural