A Instrulab – Instrumentos para laboratórias LTDA. apresentou na última quinta-feira, 21, durante a Reunião de Assembleia da ABRA, seus produtos laboratoriais para análise das farinhas e gorduras de origem animal.
 
O Diretor Técnico, Sr. Marcelo Gonçalves apresentou a tecnologia NIR (Near-infrared Spectrometry). O NIR é considerado um eficiente método de análises de amostras. A tecnologia oferece resultados analíticos rápidos para todos os parâmetros relevantes, controle rápido de recebimento de matéria-prima, rápido feedback na formulação de rações, controle no processo de produção, controle no produto final, aumento no número de amostras analisadas, onde se pode analisar amostras a cada cinco minutos podendo fazer correções efetivas no processo.
 
Com o uso em todas as etapas do processo, é possível obter a análise precisa de uma amostra, em 30 segundos, o que contribui para a lucratividade da empresa como explica o Sr Marcelo “Por ser uma análise rápida, consegue-se ações rápidas na produção, economizando dinheiro de maneira efetiva. São fatores que devem ser levados em consideração na lucratividade da empresa”. 
 
O diretor da empresa mostrou como a economia pode ser significativa no processo de produção através de um exemplo em sua apresentação. Segundo o Marcelo um dado do reino unido mostra que 1% de proteína em excesso em rações geram aumento do custo de produção em torno de dois milhões e meio de libras por ano.
 
A técnica consiste basicamente em uma Luz que bate na superfície da amostra e tem parte da radiação absorvida e parte refletida, o que é chamado de técnica de reflexão. A absorção da radiação se dá pela ligação das moléculas orgânicas.
 
O NIR não requer nenhum reagente, a amostra não é diluída, ela não é queimada, podendo até ser voltada pela produção após o processo.
 
PARCERIA
Em 2014 a ABRA e a Instrulab firmaram um acordo de cooperação que concede aos associados da ABRA descontos exclusivos. Desconto de 12% na lista de preços de espectrofotômetros NIR da marca Unity e desconto de 17% sobre a lista de preços.
 

Os associados interessados em adquirir esses equipamentos poderão testar os produtos gratuitamente por 20 dias.
 
A Instrulab está presente no mercado de equipamentos para laboratórios há 31 anos dedicando-se a comercialização, suporte e assistência técnica para produtos laboratoriais.
 
 
Para maiores informações sobre os serviços prestados e produtos, acesse o site: www.instrulab.com.br