Skip to main content

A Grande Rio Reciclagem Ambiental é a mais nova associada da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA). Com sede em Nova Iguaçu-RJ, a empresa está no mercado brasileiro desde 1972 e desempenha papel fundamental para o bem-estar social e a preservação do meio ambiente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os projetos de coleta de materiais para a reciclagem e as ações educacionais da companhia já sensibilizaram mais de um milhão de pessoas.
O serviço de coleta diária de ossos e gorduras bovinas recolhe cerca de 100 mil toneladas desses materiais por ano na região metropolitana da capital fluminense. Com isso, a Grande Rio produz duas mil toneladas de farinhas de carne e ossos e mil toneladas de sebo bovino por mês. A empresa gera 800 empregos diretos e dois mil postos de trabalho de forma indireta.
O presidente da empresa, José Mário Moreira da Silva, explica a importância da destinação correta dos subprodutos do abate bovino para a manutenção dos padrões de saúde pública no estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, o descarte de ossos e sebo em aterros sanitários, por exemplo, tornam esses resíduos verdadeiros reservatórios de doenças e abrigo para vetores de diversas pragas urbanas, além de contaminar os aquíferos e liberar gases poluentes. “Se não fosse a existência da Grande Rio Reciclagem Ambiental no estado do Rio de Janeiro, os resíduos de origem animal seriam tratados como lixo e ficariam aguardando por coleta pública ou privada, acumulados e em decomposição. A atividade do setor vem ao longo dos anos caracterizando uma atividade de utilidade pública, agregando valor ao meio ambiente e a saúde publica”, destaca.
A Grande Rio é extremamente comprometida com a conservação do meio ambiente e realiza diversas ações com foco na sustentabilidade. Mantém, por exemplo, desde 2009, o Programa de Educação Ambiental para a Coleta e Reciclagem do Óleo de Cozinha Usado. A iniciativa envolve a conscientização da sociedade quanto aos prejuízos causados pelo descarte incorreto desse produto na natureza, com a divulgação de materiais educativos em escolas, igrejas, empresas, mercados, restaurantes, etc. Mais de um milhão de pessoas já foram sensibilizadas com jogos, palestras, folhetos, eventos e personagens lúdicos que integram essa ação da Grande Rio. Outro ponto de destaque é a educação infantil, com a realização de atividades voltadas para o ensino sobre reciclagem para crianças. “Oferecemos para a população conhecimentos essenciais sobre a complexidade dos assuntos ambientais, desta forma desenvolvemos atitudes positivas que possam vir a minimizar os impactos gerados no meio ambiente”, destaca o presidente José Mário. A empresa incentiva as pessoas a guardarem o óleo de fritura e trocarem por produtos de higiene. Mais de 600 mil litros já foram recolhidos e reciclados desde o início do projeto.
Conheça mais sobre a Grande Rio em www.granderioambiental.com.br
 
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA