Foi publicada nesta sexta-feira, 5 de abril, a nomeação do engenheiro agrônomo José Gerardo Fontelles para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com Gerardo, a prioridade será dar agilidade aos procedimentos administrativos relativos às medidas de apoio ao produtor rural.
 
 
“Farei uma gestão visando dar dinâmica aos trâmites na pasta da Agricultura para auxiliar o setor. Espero contribuir para fomentar linhas de crédito agrícola que atendam às necessidades do produtor e possibilitem à adoção ainda maior de práticas sustentáveis nos campos brasileiros, conforme a orientação do ministro Antônio Andrade”, afirmou o secretário.
 
 
Gerardo Fontelles era secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, cargo que exercia desde fevereiro do ano passado. Ele já havia exercido a função de secretário-executivo entre maio de 2009 e março de 2011. Foi ainda diretor da Secretaria-Executiva e assessor especial do ministro e atuou como técnico na Presidência da República e Ministérios da Indústria e Comércio, Planejamento e Fazenda.
 
 
Na Fazenda, Fontelles foi secretário-adjunto da Secretaria Especial de Abastecimento e Preços e coordenador-geral das secretarias de Assuntos Econômicos e de Acompanhamento Econômico. Exerceu ainda a função de assessor especial do ministério para assuntos agrícolas.
 
 
O início da carreira foi no antigo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), em 1967, onde conduziu um projeto pioneiro de irrigação no Ceará, seu estado de origem. Em 1972 foi transferido para Brasília, quando começou a trabalhar na Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), atual Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na Cobal, participou da implantação das centrais de abastecimento.
 
 
Fonte: MAPA