O empresário Erasmo Carlos Battistella – proprietário da BSBios e presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) – continua ampliando sua participação no agronegócio. Depois de comprar, há dois meses, a Adubos Coxilha, que atua no processamento de soja, Battistella acaba de adquirir o frigorífico Frinal, de Garibaldi, na região serrana do Rio Grande do Sul. A assinatura do contrato entre as partes aconteceu na manhã desta segunda-feira (15/4), na sede da empresa, com a presença do empresário e dos três sócios do frigorífico. “Nossos planos são de manter a indústria com a atual estrutura, bem como a parceria com os 190 integrados parceiros”, diz Battistella. 

Com 40 anos de história, a agroindústria familiar abate atualmente 88 mil frangos por dia. Destes, 60% são destinados ao mercado interno e 40% ao externo. A nova administração pretende implantar, no segundo semestre, dois turnos de trabalho, gerando até o final do ano 160 mil aves abatidas por dia. São 845 colaboradores, mas o quadro de funcionários deve aumentar para 1.085 pessoas nos próximos meses, devido à demanda de trabalho que virá. “O aumento da produção será destinado ao mercado externo”, diz Battistella. 
 
Em 2012, o faturamento da Frinal somou R$ 138 milhões. Já neste ano a previsão é de faturar cerca de R$ 210 milhões, levando-se em conta o início do segundo turno de trabalho a partir de julho. Além disso, a empresa ganhará investimentos em novos produtos e também na sua infraestrutura. Com isso, a participação de mercado deverá saltar dos atauis 0,5%, para 1% até o fim do ano. “Acredito no agronegócio brasileiro, que continuará abastecendo o mundo com alimento e também com energia renovável”, diz. 

Battistella também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), presidente da R.P. Administração & Participação Ltda. e diretor da Lavoro, concessionário John Deere no Rio Grande do Sul.
 
Fonte: Revista Globo Rural