Já posicionado entre os dez maiores exportadores de carne de frango do Brasil, o Grupo GTFoods (Maringá/PR) segue expandindo a presença no mercado internacional. Exportando atualmente para mais de 80 países, a conquista de novos destinos para comercialização de frango foi uma das principais estratégias de crescimento da empresa para 2015.
Até o fim deste mês a expectativa do grupo é embarcar mil toneladas de frango tipo Griller para os Emirados Árabes Unidos, Omã, Arábia Saudita e Qatar, que representam hoje de 25 % a 30% do volume global exportado pela empresa.
O termo “Griller” indica o modo pelo qual o frango é produzido. Este animal é desenvolvido no período de 30 dias – 15 dias a menos que o frango comercializado no mercado interno. Além disso, algumas características exclusivas para criação o diferenciam, como maior densidade de aves por metro quadrado de instalação, exclusividade por fêmeas, devido maior capacidade de empenamento e menor agitação, obtendo com isso uma melhor qualidade da carcaça.
“Estamos apostando no mercado do Oriente Médio, que neste momento expande o consumo de proteína animal com destaque para o frango”, destaca o gerente de Exportações do Grupo, Edemir Trevizoli Junior.
Manejo específico. Para atender o mercado muçulmano as aves são abatidas e processadas dentro de condições certificação Halal. Entre as exigências para a qualidade da carcaça estão a ausência de hematomas, ausência de dermatites e dermatoses, sem escoriações, sem contaminação biliar ou fecal, sem fraturas internas e externas, com corte na Tíbia e Metatarso na junta, carcaças inteiras sem ausência de membros e sem excesso de pele de pescoço.
 
Fonte: GTFoods / Feed&Food.