SÃO PAULO – As exportações brasileiras de carne de frango confirmaram as expectativas e bateram recorde em 2015, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). No ano passado, os embarques de carne de frango ao exterior totalizaram 4,304 milhões de toneladas, crescimento de 5% ante as pouco mais de 4 milhões de toneladas comercializadas em 2014. 
   Com o incremento nas vendas, o Brasil, que já é o maior exportador global de carne de frango, também elevou sua participação no mercado internacional, destacou em nota o presidente da ABPA, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra. Conforme a ABPA, o Brasil foi responsável por 37% das exportações de carne de frango no ano passado.  
   Em receita cambial, porém, houve queda. Conforme os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela ABPA, as exportações de carne de frango renderam US$ 7,170 bilhões ao Brasil em 2015, queda de 11,3% ante o mesmo período do ano anterior. 
 No entanto, com a desvalorização do dólar, a receita em reais das exportações cresceu, destacou a ABPA. De acordo com os cálculos da entidade, a receita em reais obtida com as exportações de carne de frango aumentou 26% em 2015, totalizando R$ 23,946 bilhões.  
FONTE JORNAL O VALOR