O Brasil exportou 1,57 mil toneladas de carne bovina industrializada para os Estados Unidos em junho. O volume representa aumento de 96,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando os embarques atingiram 798,95 toneladas. Na comparação com maio deste ano, o incremento foi de 12%. No acumulado do semestre, os embarques cresceram 171%.
O embargo imposto pelos EUA aos frigoríficos brasileiros em razão da detecção de níveis de ivermectina fora do padrão foi suspenso em janeiro de 2011. Entretanto, a retomada das compras começou a ganhar impulso somente em meados do ano passado.
 "As indústrias redobraram os cuidados no uso de vermífugo no rebanho bovino e além disso, os EUA não encontraram outro mercado para substituir as peças processadas adquiridas no Brasil", afirmou Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
 Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em junho as vendas para o mercado norte-americano renderam US$18,38 milhões aos exportadores brasileiros e representam 16,2% de toda a carne bovina industrializada embarcada no mês passado.
Fonte: Abiec