Em quinta edição, projeto pauta motivos, impactos e soluções à crise provocada com o embargo europeu

A Expedição Avicultura está na estrada para acompanhar o setor produtivo e fomentar o debate em um dos momentos mais críticos da última década. Desde o início de junho, o projeto já visitou as principais regiões avícolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul – segundo e terceiro colocados em volume de produção no país. Na terça-feira (26), a equipe reúne o setor para o lançamento oficial desta edição em Palotina (PR).

Para garantir a amplitude e capilaridade do debate, em 2018, a Expedição Avicultura vai percorrer sete estados, que respondem por 88% da produção e 93% das exportações da proteína. Além de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que já foram visitados, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco compõem os roteiros de campo. O último estado se destaca como um dos principais polos de expansão em produção e consumo no Nordeste.

Apoiado no tema “Desafios e Oportunidades no Brasil e no Mundo”, o diagnóstico traz à pauta o impacto do embargo da União Europeia (UE) e assuntos relacionados como sanidade, bem estar animal e consumo. O objetivo é fortalecer a iniciativa como um palco de discussão capaz de integrar a cadeia em busca de soluções à crise estabelecida.

“Nesse momento, precisamos discutir e ressaltar, principalmente para o consumidor, que o frango brasileiro atende rigorosos padrões sanitários. Nosso problema é muito mais político do que técnico”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

O lançamento desta que é a quinta edição do projeto ocorre na terça-feira (26), na sede da C.Vale Cooperativa Agroindustrial, em Palotina, no Oeste do Paraná. A programação técnica tem início às 8h30 e conta com a participação do coordenador de logística da Brado, Robson Almeida, do presidente-executivo da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz, e do gerente regional de avicultura da Boehringer Ingelheim, Emerson Godinho.

Fonte: Redação AI