Na última semana (14), o analista de Inteligência Comercial da ABRA, Lucas Portela, acompanhou a divulgação dos resultados de uma pesquisa sobre os impactos da pandemia no transporte marítimo internacional. A reunião marcou a conclusão de um trabalho que envolveu a ABRA e diversas entidades setoriais de diferentes áreas da economia brasileira. Foram mais 90 participantes de 23 empresas e instituições.
O estudo mapeou os estados de origem, média de embarques por estado, principais equipamentos utilizados, análises em relação ao booking dos navios, entre outros dados, destacando que os destinos mais afetados no transporte marítimo estão concentrados na região das Américas – EUA, Colômbia e Peru. Ênfase para outro dado alarmante: nos últimos três meses, os fretes marítimos tiveram aumento médio de 93,74% – o aumento máximo computado chegou aos 300%.
Ainda que o cenário não fosse favorável, desde janeiro de 2021, 52% das entidades consultadas aumentaram suas exportações. Apesar disso, 57% das empresas afirmam ter perdido vendas devido aos problemas marítimos, principalmente devido ao alto custo de operação logística.
A Talura, marketplace de fretes internacionais, organizadora da pesquisa, levantou possíveis soluções que podem contribuir com a adaptação de empresas ao atual cenário brasileiro. Um deles foi o fomento de fabricação de contêineres na América Latina, gerando empregos e reduzindo a dependência de importações do produtos, além de sugerir a descentralização dos embarques do Sul e Sudeste, através de incentivos fiscais para embarques no Norte e Nordeste.
A mediação do evento foi do professor de Economia e Finanças da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luis Carlos Berti, e do CEO & Founder da Talura, Marcelo Brandão. Além da ABRA, outras diversas entidades participaram do estudo – ABBA, ABCasa, Abiec, Abiarroz, Abiepan, Abilux, ABIMAPI, ABIMO, Abinee, ABRA, ABUP, Anfacer, Animaseg, Apla, IBRAC, BSCA, Sindmóveis e Viva Lácteos
A pesquisa começou no início de junho e contou com a participação ativa dos associados da ABRA, que responderam questionário sobre o tema, colaborando com o tema e ajudando a delinear soluções para enfrentar o cenário de desafios.
Assista ao encontro virutal na íntegra no canal da Talura, no YouTube.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094