O “MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.
O prêmio é destinado à empresas com receita bruta  e anual de até R$ 2.400.000,00 já  incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz e ter um ano completo da abertura da empresa. As empresas que foram selecionadas para a próxima etapa serão visitadas e terão também que comprovar a regularidade fiscal e estatutária da instituição.
As categorias que podem concorrer são: agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, de saúde, de tecnologia de informação, de turismo, e outro tipos de empresas prestadoras de serviço.
As empresas inscritas em uma das categorias acima poderão optar por se candidatar também ao “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social”, que considera a atuação das empresas que tenham ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas.
As empresas que forem premiadas  ganham o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências mundiais. Além de ter o negócio potencializado, podendo aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.
As inscrições pode ser feitas até o dia 31 de agosto pela internet ou através das unidades do Sebrae espalhadas em todo país. Para ter acesso ao regulamento, ficha de inscrição e outras informações acesse: http://www.mbc.org.br/mpe/