Skip to main content

A empresa Lufttechnik Ind. Com. Equipamentos Antipoluentes Ltda foi fundada há mais de 35 anos. Com unidade industrial em São Paulo, trabalha com equipamentos para a redução e até eliminação de odores, presentes em diversos ramos industriais como de graxarias, fábricas de ração,indústrias farmacêuticas, elevatórias de esgoto, fábricas de tintas e produtos químicos. 
É um processo completo com lavadores de gases eficientes, sistemas de lavagem biológicos, filtros de carvão ativado especiais e ETE’s biológicas. Os odores que os lavadores biológicos eliminam, são de vapores orgânicos normalmente presentes nos processos de cozimento em digestores, secadores, processos de fermentação e degradação, além de produtos orgânicos voláteis( VOC’s). 
 
Como funcionam os sistemas
 
Os sistemas de tratamento dos gases, vapores, odores e material particulado capturam os gases contaminados das chaminés onde são emitidos, através de captores posicionados estrategicamente próximo às fontes de poluição, onde esses gases são liberados. E tambem no próprio ambiente interno ou cabines enclausuradas e através de dutos normalmente já providos de nebulizadores que os mantém limpos, livres de pó e gorduras e os conduzem ao sistema de tratamento. 
Normalmente é um lavador de leito fluidizado, que lava os gases com um intenso bombardeamento de micro, médias e macrogotículas . obtendo por meio deste procedimento contato direto entre gases e fluido de lavagem que consegue assim absorver e remover os contaminantes e em especial os odores dos gases e vapores capturados, removendo os contaminantes e liberando para a atmosfera uma emissão gasosa livre e limpa. 
As capacidades são ajustadas às reais necessidades dos processos de cada empresa partindo de 3.500 m3/h até 150.000 m3/h, no caso de maiores é necessário fazer uma combinação de dois ou mais equipamentos. 
O resultado vem com a redução ou podendo em muitos casos ocorrer a eliminação dos gases contaminados e seus odores já dentro do ambiente de trabalho tornando-o mais salubre e agradável, até a redução e eliminação de odores no ambiente externo do empreendimento e vizinhança, evitando reclamações e agregando valores significativos a todo o empreendimento. 
O desenvolvimento das unidades de lavagem biológica associam a ação de purificação dos gases com a remoção de seus contaminantes, aliada a uma eficiente ETE biológica compacta, projetada especialmente para operar em conjunto com os lavadores, praticamente elimina a geração de efluentes e ao mesmo tempo aumenta a eficiência de lavagem reduzindo expressivamente o custo operacional e de manutenção. 
A empresa desenvolveu também uma torre de adsorção especial capaz de eliminar completamente qualquer odor chegando a eficiências da ordem de 99,9% que pode ser acoplada aos lavadores biológicos em casos crônicos em que o fechamento da indústria, devido a sua localização, é posta em risco pelo poder público.
 
Tendência do mercado e a legislação 
 
A legislação ambiental do Estado de São Paulo, indica que as substâncias com odor de fontes como: torrefação de café, estufas de secagem; de peças pintadas, defumação de carnes; fontes de sulfeto de hidrogênio e mercaptanas bem como as autoclaves e digestores utilizados no processo de aproveitamento de material animal, deverão ser incineradas em pós-queimadores, utilizando gás como combustível, com temperaturas superiores a 750ºC. 
Porém tendo em vista que a maioria dessas fontes localizam-se em áreas urbanas, em vias de saturação da camada de ozônio, essa indicação mostra-se inviável ambientalmente face a queima de grandes quantidades de gás, gerando elevados custos operacionais e diversos poluentes indesejáveis. Portanto a implantação de eficientes Lavadores de Gases, com eficiências próximas à oxidação térmica, mostram-se a melhor alternativa custo x benefício para o controle de substâncias odoríferas, e aprovadas pelos órgãos ambientais. 
A Lufttechnik Ind. Com. Equipamentos Antipoluentes Ltda desenvolve novas tecnologias e faz a atualização das tecnologias existentes tendo em vista sempre novas técnicas e novos recursos lançados no mercado. A empresa participa da maior feira de tecnologias ambientais, a IFAT que ocorre em Munique na Alemanha e que é a maior exposição nesta área e que dita as tendências e apresenta sempre as novidades do setor.
A empresa detém também patentes de tecnologias no Brasil, na Europa e na China. Exporta os sistemas de controle, produzidos no Brasil, para mais de 15 países localizados na América do Sul , Central, Europa e Ásia. 
 
As vantagens operacionais do investimento  
 
O sistema tem uma vida útil que varia entre 30 e 40 anos. Os trabalhos de manutenção limitam-se a: procedimentos de limpeza simples, já que os sistemas são auto limpantes internamente, procedimentos de manutenção preventiva com substituição de rolamentos em bombas e exaustores que devido a elevada eficiência energética têm baixa potência facilitando estes trabalhos, substituição de bicos nebulizadores desgastados quando da presença de elementos abrasivos . 
Por apresentarem baixa perda de carga, o consumo de energia fica muito reduzido na comparação com outros sistemas com lavadores similares.
 
A realidade brasileira no tratamento de odores industriais 
 
No Estado de São Paulo o órgão ambiental está atualmente solicitando a implantação de eficientes sistemas de controle de odores, nos processos de renovação das licenças ambientais, solicitando a implantação de pós-queimadores, conforme determina a legislação ambiental, ou outros sistemas de controle de poluentes de eficiência igual ou superior. Os equipamentos da Lufttechnik, se bem dimensionados apresentam eficiência similares ao dos pós-queimadores na ordem de 95 a 99%.