Skip to main content

O espaço escolhido pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) para fazer as capacitações do Programa ABRA Que Aqui Tem Qualidade(AATQ) aposta no conceito da sustentabilidade, a base do setor.  No centro de Curitiba, capital do Paraná, foi criado um espaço que parece uma extensão da Amazônia. Os proprietários são apaixonados pelas riquezas da cultura, da fauna, da flora que a Floresta Amazônica oferece para o mundo e que muitos brasileiros desconhecem.  
Edicleia Rodrigues Monteiro  é de  Guajará-Mirim em Rondônia,  e Miguel Aragall veio de Barcelona na Espanha, o casal aposta no empreendedorismo social. A ideia era trabalhar diretamente com a educação, levar ao maior número de brasileiros o conhecimento sobre a Amazônia. A maneira de fazer isso foi criar uma empresa de eventos que pudesse dar suporte ao trabalho que conduz a uma experiência única sobre o exuberante Bioma Amazônico. Hoje tem um calendário bem definido.
Uma vez por mês o espaço “Encontro da Amazônia” recebe escolas e universidades, com cursos e temas, através de palestrantes, uma troca de experiência. Em abril, o tema vai ser o índio, em maio a biodiversidade, junho meio-ambiente, agosto vai ter muito folclore no resgate das tradições, na divulgação das culturas tradicionais e populares da raiz brasileira, de maneira a respeitar todas as culturas e expressões que precisam ser preservadas e divulgadas.
No mês de setembro o tema vai  ser a Amazônia como um todo, já que dia 5  é o dia oficial da maior reserva natural do planeta. Em outubro o trabalho vai ser com a fauna. Está sendo construída uma plataforma que hoje já tem online mais de 2 mil itens sobre animais, plantas e frutas. Uma enciclopédia virtual direcionada que concentra as informações e facilita a pesquisa.
“Nossa ideia é mesmo fazer o verdadeiro empreendedorismo social, focar mais na área da informação. Todos que utilizam nosso espaço ficam surpresos, como aconteceu com os participantes da capacitação do programa ABRA Que Aqui Tem Qualidade. As pessoas se abrem para a proposta diferente, algo que não  se repete em vários ambientes e mergulham no conceito que criamos”.
Para a  empresária, quem já tem o conceito de sustentabilidade, como é o caso da ABRA, o Encontro da Amazônia se encaixa perfeitamente: é como colocar um selo. E no caso da capacitação é uma visão moderna onde a indústria já está inserida nos temas socioambientais. “O setor corporativo tem um só caminho que é o mais sustentável”, finaliza Edicleia, pronta para receber os participantes da próxima capacitação do programa ABRA Que Aqui Tem Qualidade 
V CAPACITAÇÃO ABRA Que Aqui Tem Qualidade 
A ABRA já definiu data e local para a próxima Capacitação do Programa AATQ. Será em Curitiba/PR entre os dias 7 e 10 de junho de 2016. Acesse e faça a sua inscrição:
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA V CAPACITAÇÃO AATQ
 
Conheça o local: 
Entre no clima do "Encontro da Amazônia"
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA