O Índice de Custo de Produção de Frangos de corte no Paraná calculado pela Embrapa Suínos e Aves (ICPFrango/Embrapa), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou variação de -2,15% em maio de 2012, chegando aos 142,76 pontos. Em abril, o ICPFrango/Embrapa foi de 145,90. Os números estão disponíveis no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (www.cnpsa.embrapa.br/cias).

"Apesar do significativo aumento verificado na taxa de câmbio, durante o mês de maio, os preços do milho e do farelo de soja no atacado para o estado do Paraná sofreram pequenas alterações. E também, pelo menor alojamento de pintos de um dia, o preço deste fator de produção sofreu significativa redução nos preços, influenciando a baixa no custo de produção", analisou o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, da área de sócio-economia da Embrapa.

No ano, o ICPFrango/Embrapa (calculado para o estado de Santa Catarina) acumula alta de 10,27%. Neste período, o maior impacto foi causado pelo aumento nos preços da mão de obra e transporte.

Suínos – Já o ICPSuíno/Embrapa subiu 4,43% em maio. O principal fator responsável pelo resultado foi um aumento nos preços do farelo e óleo de soja, usados na alimentação dos animais. No ano, o ICPSuíno/Embrapa chega a 5,25%.

CIAS – O ICPSuíno/Embrapa e o ICPFrango/Embrapa foram criados em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves. A evolução dos índices nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos dos índices de custos de produção, as variações percentuais do mês e os acumulados no ano podem ser conferidos no site da CIAS (Central de Inteligência de Suínos e Aves) da Embrapa, na página eletrônica www.cnpsa.embrapa.br/cias.

Sobre os índices – O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional de suínos, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves