E-book apresenta 45 anos de pesquisa para uso sustentável da água na agricultura
 
 
Na quinta-feira (22/03), Dia Mundial da Água, a Embrapa lançou no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília até sexta-feira, o e-book Água e Saneamento – Contribuições da Embrapa. O lançamento foi realizado no Auditório da Casa Brasil, no espaço de exposições, localizado na infraestrutura do Fórum Mundial da Água. Em formato de e-book, a publicação apresenta as contribuições da Embrapa, ao longo de seus 45 anos, para o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Em abril estão previstos o lançamento de outras 17 publicações eletrônicas, onde a Empresa abordará suas contribuições no campo da ciência e das soluções tecnológicas ofertadas à sociedade para cada um dos 17 ODS.
Durante o lançamento, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que “em 2050, a expectativa é por uma população de 9 bilhões de pessoas. A população exige cada vez mais soluções tecnológicas para a produção de alimentos, inclusive o uso racional da água. E explicou que "o e-book marca parte de um grande esforço que a Embrapa no sentido de agregar a nossa rede de parceiros em torno da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU”.
Dividida em 9 capítulos, escritos por 35 pesquisadores, a obra traz informações sobre como a Embrapa e seus parceiros têm contribuído para a gestão eficiente dos recursos hídricos no território brasileiro. Manejo sustentável, saneamento e governança, qualidade, escassez e uso eficiente dos recursos hídricos, reuso de efluentes domésticos tratados na horticultura, coleta e armazenamento de água de chuva para uso agrícola são alguns dos temas tratados no e-book (em formato epub) que pode ser baixado gratuitamente no Portal Embrapa no seguinte endereço: https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura.
 
Fonte: Suinocultura Industrial