A Coopercentral Aurora Alimentos é uma das maiores empresas do País. De acordo com o anuário Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil, publicado neste mês pela revista Exame, a empresa ocupa o 109o lugar no plano nacional.
 
Criado há 40 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2012 e em base de dados oficiais.
 
As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial desenvolvido pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, controle acionário e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.
 
Na classificação geral nacional por vendas, a Coopercentral Aurora subiu sete posições e passou para a colocação 109.
 
No universo do agronegócio brasileiro, a Aurora é a 24a maior empresa do País, mas é sétima do segmento de aves e suínos; a 18a em lucro e a terceira em número de empregos diretos. É a quarta maior empresa do agro no sul do Brasil.
 
No segmento de bens de consumo, ocupa a oitava posição em crescimento e décima posição em liderança no mercado. Na esfera estadual, a Aurora é a quinta em crescimento, a décima em liquidez corrente, a oitava em rentabilidade e a quarta em vendas.
 
O desempenho da Aurora do ano passado gerou os números avaliados para o ranking da revista Exame. Com uma receita operacional bruta de 4,606 bilhões de reais – crescimento de 18,15% em relação ao ano anterior – a Coopercentral Aurora Alimentos encerrou 2012 com forte presença no mercado nacional, onde comercializa 650 produtos alimentícios e é uma das marcas mais lembradas pelo consumidor. As sobras do exercício foram de 4,35%, ou seja, 180,9 milhões de reais. O ano foi marcado pela retomada dos investimentos e aumento da produção. As vendas no mercado interno representaram 84,23% e totalizaram 3,880 bilhões de reais. As vendas no mercado externo (15,77%) atingiram 726 milhões de reais e foram obtidas, basicamente, com a exportação de carnes de aves e carnes suínas.
 
RAÍZES

Uma das poucas grandes empresas de Santa Catarina com capital 100% catarinense é a Coopercentral Aurora Alimentos. Entre as empresas do segmento de carnes, é a terceira marca mais referenciada em todo o Brasil. Os números da Aurora são grandiosos. Possui mais de 20.000 colaboradores. Abate 700.000 aves por dia, mas deve chegar a 1 milhão de aves/dia até o final deste ano. Abate 14.500 suínos/dia, processa 1,6 milhão de litros/dia de leite. Tem mais de 100.000 clientes em todo o Brasil e exporta para 60 países. Suas ações sociais/assistenciais atingiram 130.000 pessoas em 2012. Obteve importantes premiações pela sua responsabilidade social e ambiental. 
 
 
Fonte: Ave World