A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) informa aos sues associados que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Receita Federal abriram consulta pública sobre a proposta do governo para desburocratizar as exportações. As medidas têm como objetivo estabelecer processos mais eficientes e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior, abrangendo tanto comerciantes como despachantes e aduaneiros.
A consulta vai até o dia 30 de outubro e pode ser feita no Portal Siscomex, no endereço www.siscomex.gov.br. Os interessados terão acesso a uma cartilha eletrônica, na qual constam as principais alterações propostas, podendo opinar sobre os procedimentos conforme instruções presentes na própria cartilha.
Um primeiro passo, segundo o governo, foi dado por meio do Portal Único de Comércio Exterior. Lançada em abril, a ferramenta unifica todos os sistemas de importação e exportação e prevê a recepção de documentos exclusivamente digitais até o fim do ano. A primeira etapa do projeto é o Portal Siscomex.