A ABRA participou de reunião no âmbito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) acerca de Debriefing do Conselho Consultivo do Setor Produtivo (CONEX), colegiado da Câmara Executiva de Comércio Exterior (CAMEX). Esse conselho esteve inativo por quase três anos, mas foi reinstalado em dezembro do ano passado. A videoconferência aconteceu na semanada passada (04).
Representado pelo setor empresarial e por membros da sociedade civil, incluindo a academia, o CONEX/CAMEX objetiva aprofundar o debate em torno da maior presença do Brasil na economia global, buscando elementos e argumentos que cooperem com o governo brasileiro para a elaboração de políticas que favoreçam o comércio exterior brasileiro e a atração de investimentos.
A reunião atualizou os membros da Coalização Empresarial Brasileira, na qual a ABRA tem assento, representada pelo analista de Inteligência Comercial, Lucas Portela, sobre os resultados da 18ª Reunião Ordinária CONEX/CAMEX, que tratou do Plano de Trabalho do Conselho para o Biênio 2021/2022.
O plano terá base em quatro pilares: Estrutura Tarifária do Brasil, Ambiente Regulatório, Financiamento às Exportações e Promoção Comercial, bem como observar o ambiente de governança do país em prol do aumento das exportações brasileiras. Como próximo passo, a CONEX/CAMEX irá definir os responsáveis por cada aspecto do plano de trabalho, bem como os prazos de execução das atividades.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA