Skip to main content

A ABRA segue na parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentro do programa Rios+ Limpos. Desta vez, no coração do Brasil, no município de Aruanã, em Goiás, para executar a limpeza no rio Araguaia e no rio Vermelho. Esta ação envolveu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), a Prefeitura de Aruanã, a ABRA e as associadas Fuga Couros, Goiás Rendering, São Salvador Alimentos e Reciclagem Várzea Grande. O mutirão de limpeza e coleta de lixo em Aruanã foi realizado na semana passada (20). 

O município de Aruanã está localizado no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale. Um privilégio assistir o pôr do sol nesta natureza, que atrai milhares de turistas para a pesca esportiva e de aventura. Os bancos de areia, praias de água doce, são conhecidos como o “mar dos goianos”. Em um dos locais de areia no meio do Araguaia, chamado de Praia dos Cavalos, nos remete ao século XIX, quando era ainda distrito de Santa Leopoldina e a linha de pesca era feita com fios do rabo de cavalo e o anzol com alfinete, porque a comunidade era isolada.

Fundada em 1958, com mais de três mil quilômetros quadrados, Aruanã é nome de peixe, e nome da dança sagrada dos índios Karajas, com forte presença na região. Neste cenário, foi acionada a segunda etapa do programa Rios+Limpos. Para educar com foco no meio ambiente, nada melhor do que contar com a plateia de estudantes da rede pública e voluntários para a abertura dos trabalhos. Uma parceria em que todos saem ganhando e a sociedade passa a conhecer melhor os diferentes trabalhos sustentáveis, como é o caso da indústria de Reciclagem Animal. O Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, no discurso de abertura dos trabalhos, às margens do Araguaia, deu o recado sobre o que é a reciclagem animal, tendo a ABRA como representante institucional. 

“A ABRA é um conjunto de empresas que, justamente, consegue dar uma nova vida, transforma em novos produtos aquilo que vem da indústria de proteína animal. O que serve para alimentação humana é distribuído e toda a outra parte é transformada em uma infinidade de produtos: vira cosmético, produtos de limpeza ração, farinha”, explica França, já familiarizado com o trabalho da reciclagem animal.

Neste projeto, o discurso é informativo e didático, e vai logo para a prática, quando todos colocam a mão na massa. Com uma artista local, foi feita a pintura simbólica nos bueiros da cidade, para alertar que é ali que os rios começam; uma pintura de natureza na tampa do bueiro chama a atenção e busca conscientizar sobre o lixo que não é destinado corretamente.

O entorno dos rios faz a diferença

Antes de iniciar o mutirão, foi realizada uma ação de replantio de árvores nesta Área de Preservação Permanente, que está sendo recuperada. Projeto da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, o PlanteGo faz uma interface entre o mundo real e o digital para preservar.

“É um aplicativo da secretaria de meio ambiente onde você se cadastra, registra o plantio, fica com a coordenada geográfica, pode acompanhar o crescimento da muda, e pode pegar a árvore, doar de presente para alguém pelo aplicativo, para quem você quer doar e cuidar do futuro.”
Andréa Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente de Goiás (SEMAD)

Dando o exemplo na preservação dos recursos hídricos, os voluntários entraram nos barcos e percorreram as margens do rio Araguaia. A cada banco de areia ou praias de lazer a parada era mais demorada para recolher o lixo facilmente avistado – garrafas pet era o que mais se encontrava.

Colaboração efetiva da ABRA e associadas

No apoio institucional da ABRA e associadas Fuga Couros, Goiás Rendering, São Salvador Alimentos e Reciclagem Várzea Grande, a colaboração prática do setor. A colaboração com esta segunda etapa do Rios+ Limpos veio através da doação de kits de coleta, bonés e camisetas, além da representação presencial e força de equipe para ajudar no mutirão – todos com forte ligação com o estado e principalmente com o Rio Araguaia.

“Eu vejo a importância até como exemplo para quem tiver acesso a esse material. Para entender a importância, da preservação do meio ambiente. Principalmente que é o nosso motivo atual, e a gente entender que precisamos trabalhar no presente para ter o nosso futuro”, comenta João Pedro Branquinho Bittar, da associada Goiás Rendering.

Diego Fernando de Moraes Freitas, do Grupo BR RENDER, confirma que, para ele, o Araguaia é o quintal de casa. “Desde criança a gente costumava vir em épocas de temporada. Pra gente, é um reforço nessa questão de preservação daquilo que é o nosso momento de diversão. Além de toda parte da natureza, é a bacia que banha o estado de Goiás e o estado de Mato Grosso. Além de dever cumprido, muita gratidão por estar fazendo este trabalho”, diz.

O mar dos goianos, marca a vida de quem visita as belezas da região. É uma história de vida. “O rio Araguaia que simboliza tanto para Goiás, para nós goianos. Ali está o nosso descanso, as nossas férias, nossas praias, nossas pescarias, o estar com a família, o meio ambiente. Então nós só temos que agradecer, por um programa tão importante como este do Rios+ Limpos”. O agradecimento é do presidente do Conselho de Administração da empresa São Salvador Alimentos, José Carlos Garrote de Souza.

O trabalho foi ágil, para representar a abertura do programa Rios +Limpos para região de Goiás. Diversidade que se quer é de natureza, para retirar e dar o destino correto da “diversidade negativa” de lixo é fator importante de educação ambiental.

Os conceitos vêm mudando. Prova viva é o guia de pesca, conhecido como Zé Legal – José Maria da Silva fez diversos cursos que mudaram a atitude na prática. “Coisas que eu fazia anteriormente, hoje eu não faço mais. Eu saí do predatório para a preservação permanente”, confirma o guia que está completando 59 anos de idade e sempre trabalhou com a pesca pelo rio Araguaia.

Com este apoio ao programa Rios+ Limpos, o setor de reciclagem animal, através da ABRA e suas associadas, busca ir além de toda a sustentabilidade que já faz parte da essência das empresas, dentro da cadeia de carnes e pescados.

“Os nossos associados têm uma aproximação maior com os meios ambientais, com as secretarias, com os ministérios, para mostrar o que nós fazemos de melhor e o resultado que damos para o meio ambiente deste país. É um orgulho muito grande. É a segunda edição do Rios + Limpos – a ABRA vai estar em todas as edições do Brasil todo”, confirma Pedro Bittar, presidente do Conselho Diretivo da ABRA.

Parcerias de sucesso 

Pensar e trabalhar pela preservação dos recursos hídricos são práticas que unem os diferentes elos da sociedade. Une público e privado para que as ações tenham continuidade e bons resultados.

“A mão do empresariado, a mão da sociedade civil, como é o caso da ABRA, e a mão dos governos. Nós não conseguimos só com o Estado, cuidar de todo patrimônio natural do Brasil, do Cerrado e de Goiás. É muito importante a participação da ABRA, de todas estas associações, entidades civis, que venham dar as mãos para o poder público, para que juntos possamos avançar nestas políticas ambientais que são tão importantes e fundamentais”, finaliza Andréa Vulcanis, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás.

O cálculo de uma ação como esta, de limpeza e coleta de resíduos sólidos, representou, em menos de três horas, com quatro barcos, a retirada de mais de uma tonelada de lixo, que recebeu um destino ambientalmente correto.

“Nós estamos aqui no rio Araguaia, um dos rios mais emblemáticos do país, fazendo mais uma ação de limpeza, envolvendo governo federal, governo do estado, município, sociedade civil e setor produtivo, nessa ação por um rio Araguaia, mais limpo. Parabéns a ABRA, parabéns pelo trabalho que vem fazendo para o desenvolvimento sustentável do país. E vamos juntos em prol de rios mais limpos no Brasil”, reafirmou André França, secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo dados do Ministério, atualmente o Brasil possui cerca de 110 mil quilômetros de rios poluídos. O programa Rios + Limpos visa promover ações de despoluição, incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação