SÃO PAULO – O Conselho Monetário Nacional se reuniu hoje, extraordinariamente, e definiu ajustes no Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), que utiliza recursos do BNDES. A resolução aprovada pelo conselho padroniza procedimentos operacionais para a contratação de operações de crédito rural para integralização de cotas-partes por associados de cooperativas beneficiárias do Procap-Agro.
Em outro voto, o CMN também determinou alteração no saldo de operações de crédito rural que devem reduzir em R$ 815 milhões as despesas do governo com a equalização desses recursos em 2016. A medida institui a aplicação do fator de ponderação 1,8 sobre o saldo médio das operações de crédito rural contratadas com recursos do direcionamento da Poupança Rural por produtores rurais e cooperativas de produção agropecuária não vinculados ao Pronaf.
O fator será aplicado sobre as operações de custeio fora do Pronaf e de estocagem contratadas no ano agrícola 2015/2016 — período entre 1o de julho de 2015 a 30 de junho de 2016. O fator será aplicado sobre os saldos existentes entre 1o de janeiro de 2016 e 30 de junho de 2016. Segundo nota do Ministério da Fazenda, a medida não altera o volume total das operações de crédito rural, uma vez que a disponibilidade atual de recursos de poupança rural é maior do que a inicialmente prevista quando do lançamento do Plano Safra 2015/2016.
FONTE: JORNAL O VALOR ECONÔMICO
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.