A ABRA realizou reunião, na última sexta-feira (11), com a equipe da Divisão de Auditorias Internacionais (DIAI) do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na pauta, atualização de demandas sobre a exportação de farinha de peixes para a China – o MAPA ainda aguarda retorno das autoridades chinesas a respeito de requisitos e questionário de análise de risco de importação. Ainda, a equipe falou sobre os questionamentos adicionais solicitados pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), em janeiro, além do questionário de acreditação, em março.
A Indonésia também entrou na pauta. O grupo discutiu a prorrogação de envio de materiais necessários para dar início ao projeto-piloto de auditoria remota. O país selecionou três estabelecimentos que serão avaliados – agora, as indústrias preparam materiais de vídeo, fotografias e gravações que serão analisadas pelas autoridades da Indonésia para, então, agendar a data oficial para a auditoria remota em tempo real.
Finalizando, a equipe abordou o processo com a Coreia do Sul. Segundo o MAPA, os questionários preenchidos pelas empresas interessadas em exportar já foram enviados ao adido agrícola em Seul.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094