Skip to main content

Começa nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a IV Capacitação do Programa AATQ (ABRA que Aqui Tem Qualidade). O evento vai reunir profissionais da cadeia produtiva de carnes e da reciclagem animal do país com o objetivo de habilitá-los para a implantação da fabricação higiênica de farinhas e gorduras animais. Todas as vagas para o curso foram preenchidas antecipadamente. A capacitação é conduzida pelo coordenador técnico da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Lucas Cypriano, e se estende até a próxima sexta-feira, 26, em Curitiba/PR.
O Programa AATQ, criado pela ABRA em 2012, é um programa de acreditação concebido para a indústria de Reciclagem Animal. Visa às práticas higiênicas na fabricação de farinhas e gorduras de origem animal no Brasil. Busca aumentar a segurança do alimento produzido via a recomendação de métodos sanitários, controles microbiológicos e implantação de um programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). A capacitação trabalha conceitos sobre microbiologia, a construção de equipamentos e estruturas higiênicas, monitoria microbiológica e as ferramentas para se implantar a APPCC em uma fábrica de reciclagem animal.
“Essa capacitação é a primeira etapa de algo maior, um programa voluntário de acreditação de fábricas de farinhas e gorduras de animais, que atestará sua segurança sanitária, garantindo que essa unidade adota todas as práticas higiênicas recomendadas”, afirma o coordenador técnico da ABRA, Lucas Cypriano.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA